sexta-feira, 17 de abril de 2009

Kdeedu - suíte de aplicativos educativos

Projeto livre, a suíte de aplicativos Kdeedu é desenvolvida com o objetivo de oferecer jogos lúdico que possam ser aplicados em sala de aula. Originalmente é desenvolvida para ser utilizada com a interface KDE, mas pode ser usada também outras interfaces como Gnome, Fluxbox. A suíte que pode ser baixada no site oficial do desenvolvedor é composta pelos seguintes aplicativos:
KEduca:

O Keduca é um sistema de testes muito útil para aplicar provas. Este aplicativo é composto por dois módulos: o editor e o exame. Para criar uma prova tipo teste, execute o modo construtor para obter uma tela similar ao exemplo abaixo:


O Construtor do Keduca permite elaborar testes de múltiplas escolhas como também provas no modelo pergunta e resposta como podemos ver nas imagens abaixo.






Após a criação da prova, o professor poderá aplicar a avaliação em seus alunos de maneira bastante dinâmica informando ao aluno o tempo máximo para concluir o exame.




As perguntas são apresentadas ao aluno em forma de teste ou pergunta e resposta.


Ao término, um sumário é exibido com o total de questões corretas e incorretas, como também o tempo gasto pelo aluno para efetuar toda a prova.




O Kgeography é o módulo voltado para a geografia, sendo possível visualizar bandeiras de determinada regiões, mapas, Capitais e diversos outros recursos.


Outro módulo muito interessante é o Ktouch para treinar a digitação, ou seja, um novo método para o antigo curso de datilografia.


O blinKen é um jogo de memória similar ao brinquedo antigo Genius da estrela. Excelente módulo para trabalhar a memórias das crianças.


O jogo da FORCA não poderia ficar de fora neste festival de softwares educativos. Achei muito criativo o visual deste módulo.


Testes matemáticos de frações, comparações e conversões garantem o aprendizado na área de exatas.


Kpercentage no modelo tarefa propicia ao aluno um diversificação de testes assim facilitando o aprendizado.




Kturtle apresentará aos pequenos alunos o magnífico mundo da lógica de programação. Muitos desenvolvedores poderão nascer utilizando este módulo.


Kig é o famoso plano cartesiano muito utilizado em desenho geométrico.


Já o KmPlot desenha gráficos a partir de uma equação.


Com o módulo Estrelas, sem poderosas lunetas, podemos conhecer com detalhes a nossa constelação.


kalzium: Adeus as convencionais tabelas periódicas plastificadas penduradas sobre o quadro-negro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário